Dia Mundial da Água: Como economizar?
Simples mudanças de atitude fazem a diferença, veja abaixo:

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa à ampliação da discussão sobre esse recurso de grande importância para nossa sobrevivência.
Apesar do nosso planeta ser repleto de água, apenas 1% está disponível para consumo, e essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.
Aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas já são afetadas pela degradação da terra e pelo fenômeno conhecido como desertificação.
Simples mudanças de atitude fazem a diferença, veja abaixo:
1. Descarga
Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro. Se os 19 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo diminuírem a descarga, pelo menos uma vez ao dia, serão economizados mais de 160 milhões de litros por dia.
2. Banho
A ducha gasta três vezes mais do que o chuveiro comum. Considerando a abertura total do registro e um tempo de 15 minutos, um banho de ducha consome, em média, 243 litros de água. Com o chuveiro elétrico, o consumo seria reduzido de 153 litros para 51 litros. Se desligarmos a ducha enquanto nos ensaboamos e reduzirmos o tempo para cinco minutos, o consumo cai para 81 litros.
3. Torneira
Cada cinco minutos com a torneira aberta gasta em torno de 25 litros. Feche a torneira sempre, enquanto escova os dentes, faz a barba e lava o rosto. Assim, gastará apenas 2 litros, em média, então, economizará cerca de 23 litros por dia.
4. Lavar louça
Antes de lavar a louça, panelas e talheres, remova bem os restos de comida de todas as peças e deixe-as de molho, se necessário. Ensaboe tudo, primeiro – mantendo a torneira fechada- , para depois, então, enxaguar de uma só vez.
5. Máquina de lavar
Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia. Uma lavadora com capacidade para cinco quilos, em operação completa, gasta, em média, 135 litros.
6. Chega de goteiras
Troque o “courinho” da torneira com frequência. O gotejamento lento gasta em torno de 400 litros por mês. Já o rápido gasta, em média, mil litros por mês. Sabe aquele filete de água que escorre quando não fechamos a torneira direito? Gasta cerca de 6.500 litros por mês.
7. Lavar os quintais
Evite lavar calçadas, quintais e carros com frequência. Esta é uma das piores atitudes, pois gasta quase 280 litros de água em 15 minutos. Se for inevitável, use balde e vassoura no lugar de mangueira ou vassoura hidráulica.
8. Regar plantas
Ao molhar plantas, use o regador, o gasto é bem menor do que se você usar mangueira. Se tiver um jardim grande, opte pela mangueira com esguicho revólver que é bem mais econômica. Dez minutos com a mangueira normal, gasta cerca de 186 litros de água, já com a que tem esguicho revólver, a economia é de 96 litros.