AconteceBem Estar

Câncer de mama: a prevenção está em suas mãos

Desde os anos 1990, neste mês realiza-se a campanha Outubro Rosa. A ação, que nasceu em Nova York, tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a campanha busca chamar a atenção das mulheres com a iluminação cor-de-rosa em prédios e monumentos durante todo o mês, além do símbolo do lacinho rosa.

Em apoio a esse movimento, entre os dias 05 e 12 de outubro, a Buonny realizou a Pink Week, onde registramos os nossos colaboradores com uma peça de roupa ou acessório cor-de-rosa. Confira as fotos no final dessa matéria.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), atingindo 16,4% da população feminina – contra 1% da população masculina. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais.

Mulheres acima de 50 anos são mais suscetíveis a desenvolver a doença, mas os profissionais da saúde recomendam a realização de exames clínicos a partir dos 40 anos. Já mulheres com histórico familiar e histórico pessoal de câncer de mama, devem realizar avaliações clínicas regularmente e fazer o acompanhamento profissional.

O que fazer para reduzir os riscos?

Alguns hábitos podem contribuir com a não manifestação da doença. São eles:

– Ter uma alimentação saudável;
– Realizar atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia, 5 dias por semana;
– Não fumar;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O autoexame

Se a doença for detectada ainda na fase inicial, o tratamento é iniciado imediatamente, o que aumenta as possibilidades de cura. O autoexame pode contribuir com o diagnóstico precoce. Por isso, realize-o periodicamente e se notar algo estranho, procure um médico especialista. Veja o passo a passo para realizar o autoexame:

Passo 1: No espelho

– Observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles.

– Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza.

– Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

Passo 2: No banho

– Com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo.

– Observe a presença de nódulos ou endurecimento.

– Faça o mesmo com a mama esquerda.

Passo 3: Deitada

– Coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo.

– Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele.

– Faça o mesmo na outra mama.

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido. Faça o autoexame. Previna-se!

Buonny, juntos somos ainda mais fortes!

confira as fotos dos nossos colaboradores em apoio a essa importante causa:

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar