AconteceBem Estar

Câncer de Próstata: o preconceito é o seu pior inimigo

Desde 2003, realiza-se a campanha do Novembro Azul, onde busca-se conscientizar sobre a importância de realizar os exames de prevenção ao câncer de próstata, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer os exames preventivos, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou a iluminação de alguns pontos turísticos (como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, o Teatro Amazonas, o Monumento às Bandeiras, entre outros).

Na Buonny, realizaremos a BlueWeek para demostrar o nosso apoio à causa e conscientizar nossos colaboradores. Os colaboradores poderão enviar suas fotos vestindo uma peça de roupa azul para o e-mail [email protected], com o assunto BLUE WEEK, até o dia 13 de novembro. Quem está trabalhando na empresa, pode preparar aquela foto bem bacana com os colegas de trabalho e quem está em home office, capricha na selfie! Todas as fotos serão publicadas em nossos canais. Só não se esqueça de usar a máscara e respeitar o distanciamento social nas fotos.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

– dor óssea;
– dores ao urinar;
– vontade de urinar com frequência;
– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Exames para detecção do câncer de próstata

Dois exames iniciais têm grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal. Esses dois exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

A incidência é rara em homens com menos de 40 anos, mas é recomendado realizar os exames de prevenção a partir dessa idade, pois, após os 50 anos, a chance de ter a doença aumenta

Como prevenir a doença?

Além dos exames periódicos, é importante cuidar da saúde e do bem-estar para minimizar o risco de adquirir a doença. Algumas atitudes essenciais são:

– Manter os exames de rotina em dia;
– Praticar atividades físicas regularmente;
– Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
– Manter uma alimentação saudável;
– Evitar o sobrepeso;
– Manter um comportamento sexual seguro

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido. Vá ao médico! Previna-se!

Buonny, juntos somos ainda mais fortes!

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar