
O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril, data escolhida pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre os cuidados básicos na prevenção desse mal que atinge aproximadamente 30% da população adulta no Brasil.
Nós da Buonny, como nos preocupamos com a saúde de nossos colaboradores, não poderíamos deixar de contribuir para que essa data não passe em branco. Saiba o porquê dessa doença ser tão alarmante, quais são as estimativas futuras e como se prevenir.
A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.
Entre os principais fatores que podem levar à hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também ser hipertenso).
O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão.
Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar, mas na maioria das vezes não há sintoma, fato que a faz ser conhecida popularmente como uma “assassina silenciosa”. Por isso, é importantíssimo que se faça visitas regulares ao cardiologista.
Foi divulgado ano passado um relatório completo, feito por especialistas da London School of Economics, do Instituto Karolinska, na Suécia, e da Universidade do Estado de Nova York, sobre a pressão alta. As previsões não são as melhores. Segundo a pesquisa, até 2025, cerca de 60% da população mundial sofrerá com a hipertensão arterial. E em países em desenvolvimento como o Brasil, a porcentagem aumenta para 80%.
Os especialistas alertam também para o fato de que, caso não haja investimentos científicos e tecnológicos imediatos, não haverá recursos suficientes para tratar de toda a população até lá. Além disso, eles dizem que não adiantará ter recursos, se a população não mudar imediatamente seus hábitos alimentares e de exercícios.
Podemos esperar que haja mais avanços, tanto no Brasil, como no exterior, mas enquanto isso não acontece, o melhor remédio ainda é a prevenção.
Veja abaixo algumas dicas para tornar sua rotina mais saudável.
Reformule toda a cozinha
Troque o sal por temperos naturais e evite todos os tipos de fritura. Os legumes devem estar, preferencialmente, crus ao serem ingeridos. Alimentos ricos em fibras também ajudam a melhorar sua pressão.
Cuidado com as dietas conhecidas como milagrosas,
são péssimas opções para cuidar da saúde. Elas podem ajudar a diminuir o peso, mas sempre são pobres em nutrientes necessários para a manutenção de uma boa saúde.
Pratique algum exercício físico,
20 minutos diários já são suficientes para te afastar do sedentarismo. O Pilates é uma ótima alternativa, além de auxiliar no combate de outro inimigo da pressão alta, o estresse. Dormir bem e meditar também ajudam a superar a tensão do dia a dia.