Buonny unida contra a COVID-19

Prevenção é fundamental
Infelizmente, estamos vivendo a pandemia do coronavírus, vírus que causa uma síndrome respiratória aguda grave, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em razão desse cenário, estamos acompanhando, de perto, o avanço do vírus e seguindo rigorosamente as principais diretrizes de órgãos oficiais de saúde.
Mas, para a eficácia das ações, todos nós precisamos pensar no coletivo e prevenirmo-nos para evitar que os casos aumentem em nosso país.
O que é Covid-19?
Covid-19 (abreviação para Corona Virus Desease 2019, na denominação em inglês) é a doença provocada pelo coronavírus, que é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente foi descoberto em dezembro do último ano, após casos registrados na China.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A transmissão do coronavírus acontece de uma pessoa doente para outra, por meio de contato próximo (a até 2 metros de distância), através de:
– Gotículas de saliva;
– Espirro;
– Tosse;
– Catarro;
– Contato físico com partes contaminadas do corpo, como toque ou aperto de mão;
– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz e olhos.
Sintomas
O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias, tempo que leva para a manifestação dos primeiros sintomas desde a infecção.
Os principais sintomas são:
– Febre;
– Dificuldade respiratória;
– Tosse seca.
O que é um vírus respiratório?
Vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso é extremamente importante a higiene frequente e desinfecção de objetos e superfícies tocados constantemente, como computadores, celulares, corrimãos, maçanetas, entre outros.
Por isso, até a forma de cumprimentar as pessoas deve mudar, ou seja, é preciso evitar abraços, apertos de mãos e beijos no rosto.
Embora seja uma situação triste, pois sabemos o quanto nós, brasileiros, gostamos de contato físico, precisamos proteger nossa saúde e a de entes queridos.
Vamos deixar abraços e beijos para depois que estivermos fora de perigo!
Medidas preventivas
Para evitar a proliferação do Covid-19, listamos medidas de prevenção que são importantes não só no ambiente de trabalho, mas também em sua casa. Confira:
– Lavar bem as mãos por, no mínimo, 20 segundos, com água e sabão. A lavagem deve envolver, inclusive, punho e dorso das mãos. De preferência, utilize toalhas de papel para secá-las;
– Na impossibilidade de lavar as mãos com água e sabão, utilize álcool em gel 70%;
– Limpar e desinfetar materiais e objetos tocados com frequência, como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, canetas etc;
– Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados;
– Máscaras cirúrgicas descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o Covid-19;
– Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como canecas, copos, toalhas ou pratos;
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço. Nunca cubra com as mãos! Se usar lenço, jogue fora imediatamente;
– Evite tocar olhos, boca e nariz com as mãos não lavadas. Após tocar essas partes, lave sempre com água e sabão;
– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa;
– Inclusive, em casa, a limpeza deve ser feita com produtos usuais, dando preferência para água sanitária para desinfetar superfícies. A proporção ideal é de 1 solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água;
– Para higienizar louças e roupas, use detergentes próprios para cada um dos casos. Se houver pessoas infectadas, a higienização deve ser feita separadamente. Na impossibilidade de ser feita imediatamente, armazene em sacos plásticos até a lavagem.
Dicas importantes
Importante: não se automedique e não entre em pânico! Sabemos que todos estão preocupados com a situação, mas para realmente controlar a contaminação, precisamos adotar medidas preventivas e fazer da higiene nossa principal aliada.
Além disso, cuidado com notícias falsas, as famosas fake news. Procure informações confiáveis em veículos de comunicação de credibilidade e não compartilhe sem antes checar.
Vamos fazer a nossa parte e pensar no coletivo, sem espalhar o pânico.
Para mais informações, confie apenas em fontes confiáveis, como o site do Ministério da Saúde: